Previsão do Tempo Min: 17° Máx: 28°
Previsão Completa
Você está na edição de Terça-feira, 17 de Abril de 2012
Clique aqui e veja outras edições
Edição de - Afubra
12ª Expoagro reserva espaço ao arroz
Fonte: Sabrina Rodrigues/ Portal Gaz Clique para Ampliar
1 2

O segundo dia d atividades no Parque de Exposições da 12ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, começou com tempo instável, mas o sol predominou com o passar das horas e facilitou a visitação às atrações da feira. Os vizinhos José Carlos da Silva e Elci Marques da Silveira, arrozeiros da localidade de Passo D’Areia, aproveitaram a quinta-feira para conferir a programação do Dia do Arroz, idealizado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e Embrapa. Entre outras coisas, eles conheceram as vantagens da rotação de culturas com a soja.
Há alguns anos, o Irga observa que o desenvolvimento da soja na várzea possibilita mais independência no campo, evitando a monocultura. Com as cultivares certas e manejo e assistência técnica adequados, a soja pode promover sustentabilidade e renda. Segundo o coordenador regional do Irga na Depressão Central, Jaceguay de Barros, esta é a primeira vez na programação da Expoagro Afubra que o casamento produtivo de soja e arroz é demonstrado.
A preparação das áreas demonstrativas, que totalizam cerca de 2 mil metros quadrados no parque, começou em outubro do ano passado. Além de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Irga e conferir o aproveitamento do cereal em diferentes pratos, os visitantes ainda podem observar de perto detalhes sobre a cultura arrozeira. Uma das novidades apresentadas este ano são as cultivares Irga 425, 426, 427 e 428, que se adaptam bem à região. “A cultivar Irga 425 é adaptada ao sistema de cultivo de arroz pré-germinado e apresenta boa resistência e excelente potencial de rendimento de grãos, com qualidade industrial e culinária.”
Enquanto a colheita do arroz na safra 2011/2012 avança, os produtores mantêm as atenções no mercado. Recentemente o governo federal anunciou a liberação de R$ 737 milhões para a Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) para o produto. Segundo o agrônomo Rui Eduardo Grillo Ragagnin, tratam-se de mecanismos de auxílio ao escoamento da produção. “São estratégias importantes para conseguirmos estabilidade.”

Variedade gastronômica

Conforme a nutricionista do Irga, Cleusa Amaral, a entidade mantém o Programa de Incentivo ao Consumo de Arroz. O objetivo é colocar de volta o cereal nas mesas dos brasileiros. A especialista lembra que uma pesquisa do IBGE aponta que as pessoas estão comendo menos arroz e feijão no País. No estande do Irga na Expoagro Afubra, são elaborados pratos simples, à base de arroz e farinha de arroz. “Nossa proposta é estimular o consumo e mostrar as vantagens nutricionais do grão para a saúde humana”, argumenta.

Compartilhe esta notícia Deixe seu comentário Assine a newsletter Indique esta Notícia


Mais Notícias de Geral
Portal gaz
Últimas do Gaz
Jornal Gazeta do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações