Previsão do Tempo Min: 13° Máx: 29°
Previsão Completa
Você está na edição de Sexta-feira, 13 de Abril de 2012
Clique aqui e veja outras edições
Edição de - Galeria São Luís
O fim de uma era no comércio da cidade
Fonte: Rodrigo Assmann Clique para Ampliar
1 2 3

O anúncio do fechamento da galeria São Luís marca o capítulo final da história do primeiro centro comercial de Santa Cruz do Sul. Quase 34 anos depois da inauguração, as 22 lojas instaladas no local serão desocupadas para a construção do novo estacionamento do Colégio Marista São Luís. O prédio que, no final da década de 1970, chegou a ser considerado um empreendimento de porte semelhante aos encontrados no Centro do País, dará lugar a um espaço que irá oferecer mais segurança e conforto aos cerca de 700 alunos e 85 profissionais da instituição. Embora ainda surpresos com a novidade, os empresários que consolidaram sua trajetória no local começam a se despedir de um dos pontos comerciais mais tradicionais da cidade.
Com 50 anos de carreira, a cabeleireira Larry Post foi uma das primeiras locatárias a se instalar na galeria. Na sala 5, onde atende há mais de 30 anos, passavam principalmente agricultores vindos de todo o canto do município. Na época da construção, o prédio foi escolhido estrategicamente para ficar na frente da antiga Rodoviária. A ideia era atrair a clientela que desembarcava do interior. “Minha freguesia é mais antiga, pois está acostumada comigo”, comenta.
O salão próximo do terminal atraía também clientes de Rio Pardo e Candelária. “Minha história está neste prédio, me sinto feliz e realizada aqui dentro.” Mesmo aos 87 anos, dona Lory, como é conhecida, planeja continuar atendendo em outro endereço. “Não vou parar, ainda é cedo. Trabalhar me dá alegria.”
Rafael Rauber, 44 anos, circula desde a infância entre os prédios dos Maristas. Cursou os ensinos fundamental e médio no colégio e trabalha desde a adolescência na joalheria da família. “Nunca saí daqui de dentro. Estudei na escola e depois vim para cá.” A loja tem três décadas de tradição no local. Rauber afirma que não pretende buscar opções de novo aluguel enquanto não ouvir da direção da escola que não há mais formas de evitar a saída das lojas. “Queremos que os Maristas nos digam que não tem mais jeito. Se transformarem isso em estacionamento, vai doer em todo mundo”, prevê.
A reforma do prédio foi anunciada aos locatários pela imobiliária responsável por administrar os espaços, em reunião na noite de terça-feira. Para tentar reverter a decisão do Colégio São Luís, os inquilinos decidiram na tarde de ontem que vão formar uma comissão e ir a Porto Alegre negociar diretamente com os Irmãos Maristas. Caso não obtenham uma resposta positiva, os comerciantes tentarão ao menos ganhar mais prazo para a entrega dos imóveis. Por enquanto, eles ainda não receberam a notificação com a data-limite para deixarem o prédio.

O QUE DIZ A LEI DO INQUILINATO

1 O contrato de locação é feito normalmente por um prazo determinado, seja de um ou dois anos. No momento em que ele vence, o contrato fica prorrogado por tempo indeterminado.


2 Essa prorrogação é quebrada somente quando o locador ou o locatário perde interesse no negócio. Quem optar por se desfazer do acordo deve notificar a outra parte. No caso do locador, ele deve dar prazo de 30 dias para o inquilino se retirar do espaço.


3 Se o prazo acabou e o inquilino não desocupou o imóvel, cabe ao proprietário mover uma ação judicial para retirá-lo do local. Julgada a ação de despejo, se o proprietário vencer, o juiz deve expedir imediatamente um mandado de desocupação do imóvel, concedendo 30 dias para o inquilino sair voluntariamente.


4 Em contratos que não estão mais em vigor – ou seja, que foram prorrogados por tempo indeterminado –, o inquilino não tem direito a indenização. Esse é o caso da maioria dos locatários da galeria São Luís, pois tratam-se de acordos firmados há vários anos.

Compartilhe esta notícia Deixe seu comentário Assine a newsletter Indique esta Notícia


Mais Notícias de Geral
Portal gaz
Últimas do Gaz
Notícias Relacionadas
| Galeria São Luís

Estacionamento vai oferecer 41 vagas

Jornal Gazeta do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações