Previsão do Tempo Min: 11° Máx: 23°
Previsão Completa
Você está na edição de Segunda-feira, 07 de Julho de 2014
Clique aqui e veja outras edições
Edição de - Safra
Colheita da soja avança com produção menor
Fonte: Lula Helfer Clique para Ampliar

A colheita da soja prossegue no Estado, com projeção de quebra de 49,69% em comparação ao ano passado, principalmente em consequência da prolongada estiagem nos municípios produtores. O levantamento da Emater/RS-Ascar na segunda quinzena de março aponta uma produção de 5,85 milhões de toneladas na safra 2011/2012, ante 11,7 milhões de toneladas da oleaginosa no ciclo anterior. A expectativa inicial apontava um rendimento de 171.672 sacos, mas os produtores não devem colher mais que 97.640 sacos. Até esta semana, conforme o informativo conjuntural da entidade, a cultura está com 77% da área colhida e rendimento médio de 1.426 quilos por hectare.
Na localidade de São José da Reserva, interior de Santa Cruz do Sul, o produtor Ingo Darci Tewes, de 59 anos, amarga perdas superiores a 80% nos 65 hectares implantados. Uma parte da área foi colhida nos últimos dias e o restante deve ser retirado do campo na próxima semana. “Quase nem vale a pena colher. Se não tivesse outra fonte de renda, a situação estaria complicada”, lamenta. Segundo conta, a seca prejudicou as plantas desde o início do desenvolvimento. “No ano passado colhi em torno de 3 mil quilos por hectare, mas neste ano a média não deve ultrapassar os 600 quilos.” A expectativa do agricultor é que a próxima safra seja mais promissora e possa recuperar os prejuízos.
A situação de Tewes se repete com outros sojicultores do município. De acordo com o escritório municipal da Emater/RS-Ascar, a projeção inicial de produtividade era de 2,7 mil quilos por hectare, mas os índices não devem ultrapassar 1,5 mil quilos por hectare, na média. “Algumas propriedades têm perdas mais significativas, variando conforme a época de plantio, variedade da cultivar e solo”, explica o técnico em agropecuária, Vilson Pitton. As lavouras mais afetadas são as implantadas no cedo, que sofreram com a falta de chuvas nas épocas de floração e enchimento de grãos. A última colheita com média produtiva tão baixa foi registrada no etapa 2005/2006.

Saiba mais

Conforme dados divulgados pela Emater/RS-Ascar de Santa Cruz, até ontem os produtores locais haviam colhido 65% da área cultivada, projetada em 1,1 mil hectares. A colheita da safra 2011/2012 começou no final de março e deve seguir pelas próximas duas semanas. O tempo firme registrado ultimamente tem contribuído com o trabalho das ceifas. A produção da oleaginosa no município está centralizada nas regiões de São José da Reserva, Reserva dos Kroth, Cerro Alegre Alto e Cerro Alegre Baixo.

Compartilhe esta notícia Deixe seu comentário Assine a newsletter Indique esta Notícia


Mais Notícias de Geral
Portal gaz
Últimas do Gaz
Jornal Gazeta do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações