Previsão do Tempo Min: 22° Máx: 26°
Previsão Completa
Você está na edição de Segunda-feira, 23 de Abril de 2012
Clique aqui e veja outras edições
Edição de - Opinião
A CPI do Cachoeira

O bicheiro Carlinhos Cachoeira, nos últimos tempos, virou pauta de todos os jornais, pela influência que exerceu em alguns políticos. Inicialmente, respingou no senador Demóstenes Torres, uma das figuras públicas que tentavam capitanear “a faixa da ética” no desfile político. Porém, nos últimos dias podemos observar que políticos dos mais variados partidos buscaram de uma certa maneira “apoio” no contraventor da vez. Falo contraventor da vez, pois no Brasil, em política o importante é encontrar um culpado, nem que seja o povo, pelo péssimo voto (quem diz isso ignora as péssimas opções de voto).
O alcance de Carlinhos Cachoeira é tão grande que chegou ao Rio Grande do Sul, no governo Olívio Dutra. Na ocasião, o grupo de Carlinhos Cachoeira controlou a Loteria do Estado (Lotergs). Carlinhos Cachoeira também está presente em Minas Gerais, Goiás e sabe-se lá onde mais. Fato é que até o deputado Protógenes foi pego em gravações da Polícia Federal, com um dos braços direitos de Carlinhos Cachoeira. É necessário uma CPI!
Queremos uma CPI, mas queremos uma CPI que tenha um resultado efetivo. Afinal de contas, a piada da pizza já anda velha e perdeu totalmente a graça neste Brasil atual que anda cansado de rir de suas mazelas, que aumentam no mesmo fluxo de políticos e apadrinhados enchendo seus bolsos.
Uma CPI se faz necessária, mas queremos entender de fato onde está o ralo em que escoa o esgoto da impunidade política neste País. É inadmissível que paguemos o melhor salário do mundo para nossos políticos, e estes ainda peçam favores ou mesmo dinheiro para um contraventor.
Enquanto queremos essa CPI, o STF caminha a passos lentos com a questão do mensalão. E vejam bem, inclusive algumas pessoas já disseram que quem criou o mensalão, na verdade, foi Carlinhos Cachoeira! Depois que ouvi e li isso, fico com medo de perguntar se Carlinhos Cachoeira foi culpado de todos os problemas que já aconteceram neste País e receber um sonoro “sim” como resposta.
Na verdade somos bobos, acreditamos na punição exemplar para a corrupção, sonhamos com o dia em que políticos serão julgados e culpados por seus crimes. O Carlinhos Cachoeira está preso. Evidente que é confortável falar que quem criou o mensalão foi ele. Afinal de contas, certamente sairá da cadeia em menos tempo que qualquer ladrão de galinha.
Que se faça a CPI, mas que não se perca no caminho o foco no mensalão, pois já faz muito tempo que precisamos saber quem foram os culpados nesse capítulo da corrupção brasileira.

Letícia Losekann Coelho
Pedagoga, escritora e editora

Compartilhe esta notícia Deixe seu comentário Assine a newsletter Indique esta Notícia


Mais Notícias de Geral
Jornal Gazeta do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações