Previsão do Tempo Min: 13° Máx: 25°
Previsão Completa
Você está na edição de Terça-feira, 17 de Abril de 2012
Clique aqui e veja outras edições
Edição de - Expocande
Escultura de tecodonte vira atração
Fonte: Lula Helfer Clique para Ampliar
1 2

Um dos maiores predadores do período Triássico (em torno de 240 a 230 milhões de anos atrás), o tecodonte (Prestosuchus) está representado em escultura que integra a Exposição Paleontológica, com peças do Museu Aristides Carlos Rodrigues. A mostra está disponível na 6ª Exposição Comercial, Industrial e Agropecuária de Candelária (Expocande) e tem atraído olhares curiosos de crianças e adultos. A peça procura reproduzir características do animal, como os 7 metros de comprimento que possui.
Ao lado da escultura, os visitantes da exposição também podem observar o fóssil (réplica) do crânio completo de um tecodonte, encontrado no interior de Candelária, na década de 1970. Além do crânio, parte da mandíbula de um animal da mesma espécie está exposta no local. Os tecodontes eram carnívoros (hábito confirmado pela presença de grandes dentes caninos) e antecederam os dinossauros. Após a Expocande, a escultura deve ir para o museu.
A Exposição de Paleontologia presente no Parque de Eventos Itamar Vezentini, onde a Expocande é realizada, também se utilizou de recursos tecnológicos para complementar as informações de cada fóssil, como apresentações de slides e uma espécie de sala de cinema improvisada para os visitantes. Um microscópio, emprestado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), também está à disposição dos apreciadores da mostra, que podem visualizar os fósseis de ossos bem conservados.
O curador do museu, Carlos Nunes Rodrigues, lembra que na última Expocande, no ano de 2009, esculturas do Guaibasaurus candelariensis estiveram expostas. Este ano, o espaço organizado pelo museu foi aprimorado, com a ampliação do acervo. Rodrigues explica que, para atrair os olhares dos visitantes, o lugar foi fechado com panos escuros e os aquários nos quais estão os fósseis contam com uma lâmpada iluminadora.

Compartilhe esta notícia Deixe seu comentário Assine a newsletter Indique esta Notícia


Mais Notícias de Regional
Notícias Relacionadas
| Expocande

Melhorias na estrutura do parque agradam

Jornal Gazeta do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações