Previsão do Tempo Min: 15° Máx: 23°
Previsão Completa
Você está na edição de Quinta-feira, 25 de Setembro de 2014
Clique aqui e veja outras edições
Edição de - Viver Bem
Alerta para os pais
Fonte: Divulgação Clique para Ampliar

O resultado de uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) passou a soar como um alerta para as famílias. Dos 1.507 alunos de escolas da rede pública e particular ouvidos, 40% disseram ter usado álcool nos últimos 12 meses. Entre os estudantes do ensino fundamental (de 7 a 14 anos) 38,8% já experimentaram bebida alcoólica e 8,5% o fizeram em período recente.
O resultado indica que o álcool tem entrado cada vez mais cedo na vida das pessoas, segundo a pesquisadora Priscila Lopes Pereira, responsável pelo trabalho. Outra constatação é de que o uso do álcool tem sido mais comum entre mulheres, o que amplia o comportamento de risco entre as adolescentes, como, por exemplo, sexo sem proteção. (AE)

Hora da merenda

O Ministério da Saúde e a Federação Nacional de Escolas Particulares firmaram um acordo para tornar mais saudáveis os lanches vendidos nas cantinas. A ideia é que, com a parceria, colégios passem a seguir diretrizes que tratam desde as condições sanitárias dos espaços onde a comida é preparada e vendida até a orientação sobre como montar um cardápio variado, com menos itens que levam sódio, gordura e açúcar.
“Não se trata de simplesmente abolir a coxinha”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A partir do acordo, a federação e ministério passam a estudar mecanismos para reconhecer escolas que seguem as diretrizes propostas pelo governo. A cartilha já é seguida na rede pública de ensino do País. (AE)

Câncer de próstata

Os resultados de uma pesquisa financiada pelo governo britânico prometem renovar as esperanças em torno do tratamento do câncer de próstata. O sistema utiliza ondas de ultrassom concentradas apenas nas partes atingidas por tumores. O procedimento demonstrou causar poucos efeitos colaterais, em comparação aos tratamentos-padrão, como cirurgia e radioterapia.
O estudo foi publicado na revista Lancet Oncology e apresenta os resultados do tratamento feito em 42 homens com idades entre 45 anos e 80 anos, com tumores localizados e de grau inicial até agressivo. Os pacientes passaram por ressonâncias magnéticas, que localizaram as regiões do órgão atingidas por tumores, e pelo ultrassom de alta frequência, que usa calor para destruir o tecido doente.

ENTENDA

l Um dos resultados mais animadores, segundo os cientistas, envolve o vigor sexual. Dos que tinham ereções no início do tratamento (35 homens), cerca de 90% mantiveram a função ao final dos 12 meses da pesquisa, sendo que 14 deles precisavam da ajuda de remédios. O tratamento também não causou incontinência urinária. Estima-se que 20% dos homens que passam por cirurgia de retirada da próstata ou radioterapia sofrem de disfunção erétil após o tratamento.

seu sono

Fonte de juventude

Dormir bem já pode ser comparado a uma espécie de poção da juventude, além de auxiliar na manutenção do peso. A má qualidade de sono estimula a produção de hormônios do estresse, inimigos da aparência saudável e jovial.
Estes hormônios, por provocarem vasoconstrição, acabam deixando rosto pálido e com aspecto cansado. A diminuição da secreção do hormônio do crescimento afeta a regeneração celular e consequentemente o tônus muscular. Ou seja, dormir pouco – em tempo ou qualidade – também acelera o processo de envelhecimento da pele e dos músculos.
Os efeitos são visíveis, conforme pesquisa feita na Europa onde foram oferecidas a dois grupos de pessoas fotos de indivíduos que haviam dormido bem. Esse mesmo grupo fotografado foi privado de sono por mais de 24 horas e retratado novamente. As fotos foram misturadas e as pessoas pesquisadas escolhiam as imagens mais atraentes que eram sempre as que haviam sido feitas das pessoas após uma boa noite de sono. Dessa forma pode ser comprovado que pessoas que dormem bem são consideradas fisicamente mais atraentes.

Compartilhe esta notícia Deixe seu comentário Assine a newsletter Indique esta Notícia


Mais Notícias de Geral
Portal gaz
Últimas do Gaz
| Santa Cruz

Corsan alerta para falta de água nesta manhã

| Eleições 2014

Debate: Ana Amélia sobe o tom contra governador

| Eleições 2014

Confira o que fica proibido de quinta a domingo

| País

Enem terá 15 mil candidatos idosos neste ano

Jornal Gazeta do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações