Previsão do Tempo Min: Máx: 13°
Previsão Completa
Você está na edição de Sábado, 31 de Março de 2012
Clique aqui e veja outras edições
Edição de - Fenachim
Venâncio Aires celebra a bebida símbolo do RS
Fonte: Sabrina Rodrigues/ Portal Gaz Clique para Ampliar

A 12ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) chega mais perto do fim da contagem regressiva para a abertura oficial. Os visitantes encontrarão a partir de quinta-feira diversas novidades nos 15 hectares do parque, nas margens do Acesso Imperatriz Dona Leopoldina, em Venâncio Aires. A primeira será logo na entrada: o ingresso será gratuito nos dias úteis da semana, com cobrança de R$ 5,00 apenas aos sábado, domingos e no feriado do dia 11 de maio. Além disso, a bebida símbolo terá destaque em diversos espaços, desde o Chimarródromo até o desfile temático.
Com a proximidade do início da programação, também se intensificam os preparativos. A rainha Letícia Eduarda Wacholz e as princesas Juliana Böhm e Litchele Jaeger, acompanhadas do casal Paulo Ricardo e Rose Gerhard, da comissão social, visitaram ontem a Gazeta Grupo de Comunicações para divulgar as atrações. A abertura oficial da maior festa de Venâncio Aires será na quinta-feira, às 19 horas. Logo após a cerimônia acontece o espetáculo Tholl – Imagem e Sonho, no ginásio poliesportivo, às 21 horas. A expectativa da comissão organizadora é receber 150 mil visitantes nos dez dias de atividades.
Próximo à entrada do parque, os visitantes encontrarão distribuição de erva-mate e água quente para o preparo do chimarrão, no espaço denominado Chimarródromo. No local, a equipe do Instituto Escola do Chimarrão, coordenada por Pedro Schwengber, estará à disposição para orientar o público sobre 36 diferentes formas de preparo da bebida símbolo do Estado. Ainda haverá orientações sobre as propriedades do chimarrão e os benefícios para a saúde.
A distribuição de erva-mate e água quente para os visitantes também acontecerá em outras partes no interior do parque. Outra novidade será o espaço de gastronomia com produtos à base de erva-mate, como cerveja, bolo, trufas e sorvete. A área dos festejos recebeu obras de remodelação com o objetivo de aproveitar melhor a parte mais baixa do parque. Os esportistas poderão escolher durante a festa entre as 15 modalidades que estarão em disputa durante a programação.
Com o propósito de fazer um evento com caráter mais festivo, os ingressos aos principais shows também estão mais acessíveis. Um exemplo é o passaporte para assistir às apresentações de Michel Teló (sexta-feira), Gusttavo Lima (sábado) e Sorriso Maroto (dia 10, véspera de feriado municipal), vendido ao valor de R$ 70,00. Conforme a rainha Letícia Wacholz, o show de Gusttavo Lima apresenta a maior procura por ingressos até agora, por ser a primeira vez que ele estará na região. Os valores variam de acordo com o lote de comercialização.
Diariamente haverá shows tradicionalistas nos lonões, com espaço também para o rock e grupos sertanejos. No dia 12 de maio, acontece o espetáculo especial para as crianças com Patati e Patatá, no ginásio poliesportivo, e dia 13 tem show gospel com André Valadão. Durante as festividades, os visitantes terão a oportunidade de conhecer melhor as atrações da Rota do Chimarrão, no interior de Venâncio Aires, com saída de grupos de visitação do parque.

Desfile temático pretende entrar no Guinness Book

A 12ª Fenachim vai retomar uma tradição das primeiras edições, com a realização do desfile temático. A apresentação acontecerá no dia 11 de maio, feriado de aniversário do município, às 9 horas, na Rua Osvaldo Aranha em direção ao Parque Municipal do Chimarrão. Representantes de todos os distritos irão participar da exibição, divididos em alas com carros alegóricos para contar a história dos 121 anos de Venâncio Aires. A Associação Tradicionalista Venâncio Aires (Atva) irá resgatar durante o desfile a história da erva e como Venâncio Aires se tornou a Capital Nacional do Chimarrão, título oficializado em novembro de 2009 pela lei estadual proposta pelo deputado estadual Giovani Cherini.
A comissão organizadora pretende obter o registro da 12ª Fenachim no Guinness Book, o livro dos recordes, com o maior número de pessoas levando cuias com chimarrão no mesmo passeio. Depois da apresentação, os visitantes poderão degustar no parque a tradicional galinhada, prato típico do município instituído por lei.

PRODUÇÃO EM VENÂNCIO

Produtores: 760 famílias
Área de cultivo: 4 mil hectares (destes, 2 mil são de corte anual)
Produtividade: 6.750 quilos por hectare
Industrialização: a maior parte é beneficiada no município para uso no chimarrão, fabricação de chá-mate ou refrigerante. Parte da produção também é comercializada com empresas da região de Arvorezinha
Principais indústrias locais: Madrugada, Elacy e Rainha dos Pampas
OBS.: Venâncio Aires faz parte do polo ervateiro dos vales – que também integra municípios como Boqueirão do Leão, Gramado Xavier e Herveiras – com área total de cultivo de 5,4 mil hectares.

Fonte: escritório da Emater/RS-Ascar de Venâncio Aires

 

Compartilhe esta notícia Deixe seu comentário Assine a newsletter Indique esta Notícia


Mais Notícias de Regional
Notícias Relacionadas
| Fenachim

Rotina das soberanas começa na madrugada

Jornal Gazeta do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações